← Voltar

Como saber que chegou a hora de investir em automação de marketing

Quem trabalha com marketing digital sabe que, para atingir todo o público disponível na internet, é indispensável investir em diferentes estratégias.

Uma das mais importantes é a automação de marketing, que entende e atua de maneira personalizada e escalável com as pessoas que interagem com a sua empresa nos diversos canais virtuais.

Assim, é possível entender exatamente qual é o interesse do lead (pessoas que já demonstraram algum tipo de interesse na sua marca e são potenciais clientes) e o estágio de compra em que ele se encontra, oferecendo o máximo de informações que ele precisa de forma personalizada e eficiente.

Neste e-book, vamos contar para você tudo o que é preciso saber para automatizar o relacionamento com seu público e, consequentemente, escalar resultados. Acompanhe!

O que é automação de marketing?

Como o próprio nome já diz, a automação de marketing é uma maneira eficaz de automatizar o processo de relacionamento com os seus leads. Para a estratégia dar certo, primeiro é preciso entender o interesse do cliente em potencial e, também, qual a probabilidade que ele tem de adquirir o produto ou serviço da sua empresa. Dessa forma, você poderá oferecer conteúdos segmentados e de qualidade para esses usuários, com o objetivo de deixá-los ainda mais engajados.

Mas por que a automação de marketing é tão importante para uma empresa?

Conhecer mais sobre esse tema é fundamental para o crescimento do seu negócio, afinal a automação de marketing nada mais é do que o uso de softwares e outras tecnologias para automatizar as atividades cotidianas do marketing digital, sejam elas de criação, execução, relacionamento ou análise.

Em outras palavras, é uma maneira de simplificar o trabalho do setor de marketing, deixando a tecnologia como responsável pela realização de ações manuais e mais trabalhosas desenvolvidas diariamente pelos profissionais.

Entre outras ações, com essas ferramentas, é possível:

  • Fazer o agendamento de publicações em redes sociais;
  • Fazer o disparo de e-mails personalizados de acordo com a ação dos contatos;
  • Fazer a avaliação do estágio do funil de vendas em que os leads se encontram;
  • Leads mais preparados geram tickets maiores;
  • Personas diferentes são levadas a caminhos diferentes;
  • Mais produtividade para o time comercial;
  • Fazer a mensuração dos resultados das campanhas realizadas.

Dessa forma, menos tempo é perdido com cada atividade e a eficiência da equipe aumenta excepcionalmente.

Quais são as etapas do funil de vendas?

O funil de vendas é o conceito de acompanhamento do cliente em todas as suas etapas de interação com a empresa, desde a prospecção até a concretização do negócio. Ele é representado pela imagem de um funil e conta com três estágios diferentes. São eles:

Topo do funil: tomada de consciência

Aqui, o seu cliente em potencial acaba de descobrir que tem um problema ou alguma necessidade. Portanto, esse é o momento em que você deve educá-lo.

Mas como fazer isso?

Em primeiro lugar, você deve despertar o seu interesse por assuntos relacionados ao problema, até que ele entenda como determinada questão o afeta e, assim, se interesse em buscar possíveis soluções, passando assim para a próxima etapa do funil.

Meio do funil: procurando a solução

Agora que o seu futuro cliente já sabe que tem um problema, ele vai buscar maneiras de resolvê-lo. Esse é o momento de entender se ele realmente tem o perfil para ser o seu cliente ideal e se está disposto a investir no que a sua empresa oferece.

É importante que você respeite o tempo de pesquisa do usuário nessa etapa, porém sempre buscando ajudá-lo, criando um senso de urgência para que ele se dedique a resolver o problema o mais breve possível.

Ofereça conteúdos de qualidade e aproveite para demonstrar os motivos pelos quais a sua empresa tem a melhor solução.

Fundo do funil: fechamento da compra

Na última etapa, é fundamental mostrar ao cliente todas as vantagens de optar pela sua empresa. Faça comparações com as soluções de seus concorrentes e aposte no convencimento e poder de persuasão para convencê-lo a fechar negócio. Esse é o momento de ser mais direto em busca da aprovação dele!

5 benefícios da automação de marketing digital

A seguir, listamos algumas vantagens e de que maneira a automação de marketing digital pode auxiliar as pequenas, médias e grandes empresas. Confira!

1) Economia de tempo e esforço das atividades

Esse, sem dúvidas, é um dos principais benefícios da automação de marketing, pois é exaustivo para os profissionais perderem tempo realizando atividades repetitivas e tediosas, tais como preencher planilhas com dados de campanha, programar o envio de e-mails para as bases de clientes, entre outros.

Ao apostar na automação, a equipe de marketing economiza um tempo valioso com essas atividades, já que agora elas serão realizadas de forma automática. Sem contar que, assim, os profissionais conseguem também trabalhar com mais cuidado no planejamento de novas estratégias e análise de resultados.

2) Geração e nutrição de leads

Um dos mais importantes desafios do trabalho de uma equipe de marketing é lidar com os leads nas diferentes etapas do funil de vendas.

Isso acontece porque alguns usuários estão disponibilizando seus dados e fazendo o primeiro contato com a empresa, enquanto outros já estão na etapa final, preparados para concluir a compra do produto ou serviço.

No entanto, com a automação de marketing, a geração e nutrição de leads qualificados é realizada de forma automática pelos softwares.

O processo funciona da seguinte forma: quando uma pessoa faz o cadastro no seu site ou preenche um formulário, automaticamente passa a fazer parte de um fluxo de nutrição configurado anteriormente pela empresa.

Dessa forma, ele recebe um e-mail marketing de boas-vindas e também passa a receber conteúdos regulares, como artigos, e-books e vídeos, por exemplo. Essa é uma excelente estratégia para que o cliente em potencial caminhe do topo de funil de vendas até o momento da compra.

3) Comunicação personalizada para cada persona

A automação de marketing permite ainda que você consiga segmentar os leads a partir de alguns critérios, como gênero, empresa, idade, cargo, etapa do funil que se encontra, entre outros.

Baseado nesses dados, é possível criar uma comunicação personalizada com cada uma das personas (representação fictícia do cliente ideal de um negócio), de forma que elas tenham suas próprias trajetórias.

A grande vantagem disso é fortalecer o relacionamento da sua empresa com os leads, aumentando o engajamento e agregando mais valor à marca.

4) Redução do CAC e do ciclo de vendas

Ao automatizar os processos de marketing digital, você permite que os leads recebam conteúdos certos na hora certa. Essa estratégia garante que eles avancem pelo funil de vendas com mais eficiência e, consequentemente, acelerem a jornada de compra, perdendo menos tempo para pesquisar informações sobre o produto.

Além disso, o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) também diminui. Com a economia de tempo, a equipe de marketing consegue agora atingir mais usuários e atrair mais leads, sem gastar mais com isso.

5) Usuários mais preparados para concluir a compra

Já que a geração, nutrição e comunicação com os leads são feitos com eficiência e agilidade pelos softwares de automação, quando chega o momento do time comercial entrar em contato, o público já está mais qualificado e preparado para concluir a compra ou adquirir o serviço. Dessa forma, os vendedores não precisam investir muito tempo ou fazer esforços absurdos para concretizar a venda.

Quando fazer a automação de marketing na sua empresa?

Agora que você já entende o que é e quais são os benefícios da automação de marketing, é comum que fique a dúvida relacionada ao momento ideal para investir nessas ferramentas.

A resposta é que é necessário, em primeiro lugar, estar atento aos processos de marketing digital da sua empresa. É válido apostar na estratégia quando você percebe que os profissionais da área já não conseguem mais dar conta de realizar as atividades manuais com rapidez e eficiência.

Assim, ficará claro que chegou a hora de automatizar os processos. Caso contrário, seu negócio não vai render o quanto deveria e, consequentemente, corre o risco de perder em vendas.

Além disso, outro fator importante que também deve ser levado em conta é o tamanho da sua base de leads. Quanto maior ela for, mais complicado será fazer o gerenciamento de maneira correta sem a ajuda da tecnologia. Dessa forma, assim que perceber que não é mais possível organizar a base dos usuários, enviar e-mails personalizados e mensurar os resultados, não deixe de considerar o uso de uma ferramenta de automação de marketing digital.

Portanto, a automação de marketing pode ir muito além de somente automatizar os processos, afinal é uma estratégia que possibilita que a sua empresa consiga concentrar esforços no que realmente é importante: agir em grande escala, mais rapidamente e com mais eficiência.

Aproveite para conferir também 3 estratégias de marketing para pequenas empresas!

*Conteúdo feito no período em que trabalhei como redatora no time de marketing da B2W Digital.